É possível um Seminário Reformado em Moçambique?

Uma viagem a Lisboa, uma revitalização de um sonho

Cleto, Ibrahimo e Timóteo, a convite do Pr. Tiago Oliveira e com o apoio do missionário Karl Peterson, viajaram de Moçambique para Portugal (Lisboa) no dia 25 de Março para uma visita de intercâmbio com o Seminário Martin Bucer Portugal e igrejas associadas. Pela providência divina, retornamos à nossa terra natal no dia 5 de Abril com um sonho revitalizado: o sonho de dirigir uma escola que forme líderes capazes movidos pelo Evangelho da Graça para a igreja Moçambicana.

O tempo foi bem aproveitado em Lisboa. Assistíamos aulas em três disciplinas – Teologia Sistemática, Hermenêutica e História do Cristianismo II. Aprendemos muito, não apenas novas informações, mas o modo como as informações podem decidir a saúde ou não de uma igreja.Também visitamos duas igrejas – Primeira Igreja Baptista de Lisboa e Igreja Baptista Margem Sul. Timóteo teve a honra de pregar nesta última igreja com cerca de 80 participantes. É uma igreja muito edificante: muitas pessoas envolvidas no culto, muito calor humano entre os participantes e uma liturgia orientada para a centralidade de Cristo.

Durante as aulas, conhecemos o professor Adriaan Neele, vice-presidente do Puritan Reformed Theological Seminary (PRTS, EUA). Um homem visionário e apaixonado pela expansão do Reino de Deus no mundo – e principalmente nos países de língua portuguesa. Nos apresentamos como pessoas que estudaram no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ, Brasil). Ele estava muito entusiasmado porque é amigo dos nossos professores. Ele estava tão animado que da noite para o dia, tudo o que ele conseguia pensar para nós, como moçambicanos, era se queríamos levar o ‘Seminário Martin Bucer’ (ou qualquer nome que fosse útil) para Moçambique – e, a nível de mestrado, com acreditação PRTS. Quando perguntados se queríamos uma escola em Moçambique, nós, sem hesitar, respondemos que sim. Afinal, é um sonho de 11 anos!

Por fim, foram feitas ligações prévias dentro da rede de escolas de Portugal e Brasil e PRTS para tornar o nosso sonho possível, e desde essa semana devem ser organizadas as seguintes etapas:

  • Participar na “reunião de consulta” dos seminários Martin Bucer (Portugal e Brasil). Este encontro acontecerá de 25 a 30 de junho de 2023. Graças a Deus já temos vistos e passagens pagas pelo PRTS.
  • Realizar um estudo de viabilidade para o Seminário Martin Bucer Moçambique (Maputo e Nampula).

Ore conosco para que Moçambique seja capaz de formar pastores e líderes focados na expansão do Reino de Deus através da igreja centrada em Cristo e relevante em sua sociedade. Este é um primeiro passo e significativo.

Posts Similares