Prontos para começarmos?
Segunda Viagem a Lisboa e a Preparação do Terreno para um Seminário Reformado em Moçambique
Eu (Bila), Cleto, Ibrahimo viajamos a Lisboa, entre dias 19-25 de junho a convite da Puritan Reformed Theological Seminary (PRTS) na pessoa do seu vice-presidente (Adriaan Neele). Tínhamos duas agendas:
- Participar no Consultation Meeting de escolas de língua portuguesa (20/06), nomeadamente Martin Bucer Brasil (MBB) e Martin Bucer Portugal (MBP). Apresentamos o nosso conceito do Seminário em termos de missão e visão, currículo e modalidade híbrida de formação, e projeção de número de alunos e orçamento provisório para os primeiros três anos. Aproveitamos nos embebedar com as excelentes experiências dos dois países e também receber um feedback encorajador e útil para o nosso contexto.
- Participar no Consultation Meeting de escolas europeias (21-23/06) para conhecer a visão da PRTS e sua parceria com as escolas teológicas pelo mundo, em torno do curso de mestrado acreditado nos EUA e chamado de MA em Religião/Teologia. O encontro deu-nos visão da diversidade de escolas e seu impacto em cada país. Mais ainda, desafiou-nos a pensar um pouco mais sobre a nossa visão e identidade no contexto moçambicano.
No fundo dessas agendas, nós como equipa moçambicana almejávamos também atrair parcerias de MBB e MBP em termos de partilha de aulas pré-gravadas (assíncronas), tempo de professores para aulas on-line síncronas e, também, aulas presenciais de semanas intensivas. Acreditamos que, até aqui, os dois países lusófonos sentem que farão o seu esforço para o arranque do nosso seminário.
Sentimos que o contexto moçambicano pede um nome do seminário que imediatamente comunique a nossa identidade teológica. Assim trocamos o nome de Seminário Martin Bucer Moçambique para Seminário Teológico Reformado de Moçambique com o apelido “O REFORMADO”. Este é a nossa marca e veiculará a imagem do seminário.
Além do feedback positivo, tanto nós como os parceiros (nas pessoas de Tiago Oliveira, Tiago Santos e Adriaan Neele), sentimos que a boa vontade e vocação confessa devem ser agregadas à inclusão de pessoas experientes numa instância mais alta (Conselho Administrativo, por exemplo). E, todos nós – de forma espontânea e, em diferentes momentos –, pensamos no missionário Karl Peterson com vasta experiência de ensino e liderança em Moçambique e outros países vizinhos. Com isso, sentimo-nos prontos para os seguintes passos de base:
- Estabelecer formalmente parcerias entre MBB e MBP.
- Negociar parcerias com Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef) para empréstimo de conteúdos e de professores (aulas assíncronas, síncronas e presenciais).
- Buscar parcerias financeiras para custos de investimento (para o projeto de plantação por 3 anos) até o seminário se torne em sustentável em, pelo menos, 60-70%.
- Formar um Conselho Administrativo máximo que capacite e limite o corpo diretivo/executivo, zelando pela visão, identidade teológica (reformada) e padrões éticos do seminário.
- Criar o website/plataforma E-learning até fevereiro de 2024.
- Formar e trabalhar com a primeira turma em fevereiro de 2024, em dois centros: Maputo e Nampula.
Por fim, queremos dizer que eu e Ibrahimo perdemos o voo de ligação de Maputo-Nampula por causa do longo atraso do voo de volta de Lisboa para Maputo. Mas, esse stress e o prejuízo doloroso de cerca de $450, não tem comparação e nem pode ofuscar a grande alegria que sentimos por estarmos no caminho de glorificarmos a Deus por meio de um seminário reformado focado em Cristo somente!